asasdh

Aprendendo com a liderança de Margareth Thatcher

A liderança da famosa “Dama de Ferro” é incontestável. Uma trajetória firme, de confiança e com inúmeras contribuições que nos levam a admirar e aprender com a primeira mulher no cargo de primeira-ministra do Reino Unido.

Abaixo listamos alguns pontos que se destacam em sua caminhada política e humana. 

1 – Defesa dos seus valores e princípios

Margareth sempre foi fiel às suas crenças e valores, se posicionando de forma firme e consistente em todas as vezes que suas convicções foram colocadas à prova. Foi o que muitas vezes a fez se destacar dentro de um parlamento tomado por políticos do gênero masculino. 

2 – Seja bravo e alcance a vitória

Ser a primeira mulher a assumir o principal cargo político do Reino Unido não é uma tarefa fácil. Principalmente em um período onde os homens tinham poder e representatividade total na política local.

Mas isso não desencorajou a líder nata, doutrinada pelo pai a ser firme, forte e determinada em suas escolhas.

Margareth Thatcher alcançou a liderança porque foi “braba” e conquistou o poder de liderar o parlamento inglês. 

3 – Faça que sua voz seja ouvida

Medo é uma palavra que não existia no vocabulário da “Dama de Ferro”. Ela sempre enfrentou de cabeça erguida todos os desafios, inclusive a grande crise que encontrou quando assumiu o parlamento.

Porém, com sagacidade e posicionamento firme, confiando em seu conhecimento e sua bagagem, ela conseguiu segurar o declínio que existia no país. 

4 – Boa liderança não combina com procrastinação

Não dá para deixar para amanhã, não dá para aguardar o tempo. Cada dia, cada minuto é crucial. Lógico que temos que ter consciência de nossa qualidade de vida. Mas, se você puder fazer já, não deixe para depois. A mudança se faz agora e não dá pausa para um cafézinho de duas horas. 

5 – Ouça conselhos, siga seus instintos

Ter uma boa escuta é fundamental em todos os processos, mas devemos ter consciência crítica sobre todas as coisas. Não dá para aceitar tudo e deixar-se influenciar sobre os pensamentos dos outros. Tenha seus próprios conceitos, adquira conhecimento com seus parceiros, mas não deixe de refletir sobre sua vontade, instintos e opinião. Ele é fundamental para que você seja quem você é e não uma versão dos outros. 

6 – Prepare-se para o inesperado

Estar preparado para tudo é necessário para que não se caia nas adversidades. Não é viver apreensivo, mas compreender que a qualquer momento podem acontecer imprevistos. O que é natural, o que não se pode é fraquejar diante disso, mas sim lidar com sabedoria e confiança. 

Não existe uma fórmula perfeita de liderança, mas existem caminhos para você identificar o líder que há em você ou até mesmo dentro da sua empresa e com técnicas certas aprimorar e gerar mais frutos e benefícios para todos.

Conte com a ajuda da ASAS Desenvolvimento Humano e esteja mais próximo de grandes resultados. Acesse asasdh.com.br ou ligue (19) 97116-2560.